Código de Ética

Conflito de Interesses

  • Os recursos, bens, serviços ou créditos da Companhia deverão ser utilizados exclusivamente no interesse da mesma.
  • Na utilização dos benefícios concedidos pela Empresa o colaborador deve cumprir rigorosamente as regras a eles atinentes.
  • O colaborador deve informar ao seu superior imediato ou ao Comitê de Ética, quando alguma atividade particular puder interferir ou conflitar com os interesses da Companhia, esclarecendo sua natureza e extensão.
  • Atividades profissionais externas só são admitidas quando não prejudiquem a atividade do colaborador na Companhia e que não impliquem em uso de informações, recursos, tempo ou conhecimento de propriedade da mesma. Dada a natureza do cargo de confiança, os diretores e gerentes se comprometem a uma dedicação exclusiva à Companhia, sendo vedado assumir outras atividades profissionais, de qualquer natureza.
  • Não é permitida a contratação de parentes de 1º grau (pai, mãe, filhos(as), irmãos(ãs) e cônjuge). Em situações excepcionais, esta regra poderá ser flexibilizada considerando necessidades de contratação de pessoal operacional e restrições de mercado. A avaliação acerca da conveniência dessa flexibilização será feita pela Área de Gente e Gestão.
  • Não é permitido negociar ou formalizar contratos em nome da Companhia com pessoas físicas ou jurídicas com as quais o colaborador tenha parentesco ou relação íntima. Situações excepcionais poderão ser autorizadas pela Diretoria.
  • O colaborador não deve no desempenho da sua função oferecer ou aceitar quaisquer presentes, gratificações, brindes, viagens, dinheiro ou favores. Não integram estas restrições, brindes institucionais de valor pouco significativo (canetas, agendas, calendários, outros desta natureza).
  • Não sendo conveniente recusar o presente, o colaborador deverá destiná-lo à Área de Gente e Gestão, para promoção de sorteios ou doação às instituições de caridade credenciadas para este fim.
  • No caso de benefícios ou doações provenientes de fornecedores ou parceiros de presentes, produtos, serviços ou vantagens que sejam percebidas como de alto valor agregado por decorrência de um relacionamento comercial ou institucional, cabe ao colaborador informar a área de Gente e Gestão para uma analise da situação e conseqüente orientação de como proceder. Nesta hipótese, incluem-se viagens e eventos no Brasil ou no exterior, que sejam patrocinadas por fornecedores.

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Educação e Capacitação

  • O colaborador deve conhecer suas responsabilidades, sendo considerada responsabilidade mútua - Inbrands e colaborador - a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho de sua função.
  • Cabe a cada gerente avaliar, orientar individualmente e fornecer informações que favoreçam o crescimento profissional dos colaboradores de sua gerência. Considera-se o elogio uma forma de orientação do desempenho e do reconhecimento do esforço e da capacidade do colaborador. Eventuais erros devem ser tratados com compreensão e orientação construtiva. A repetição de erros resultantes do descuido, negligência ou falta de interesse deve merecer rigorosa correção.
  • A Inbrands valoriza a formação de seus colaboradores. Os programas de desenvolvimento promovidos têm por objetivo propiciar a construção de uma carreira profissional e contribuir para a consecução dos objetivos organizacionais.

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Envolvimento Político-Partidário

  • Não é permitida a prática de campanhas políticas ou manifestações partidárias nas dependências da Companhia, assim como, usar em qualquer situação, o nome da Empresa em conexão com atividades político-partidárias.
  • O exercício de atividades políticas ou de outras atividades garantidas por lei, deverão ser realizados pelo colaborador em nome próprio e, em nenhuma hipótese, poderão representar uma opinião da Inbrands ou associar a opinião particular de cada colaborador a uma opinião da Inbrands.
  • Cada colaborador da Inbrands permanece livre para fazer contribuições pessoais aos candidatos e partidos políticos de sua preferência, desde que o faça em nome e com recursos próprios. A contribuição pessoal é responsabilidade de cada indivíduo. A Inbrands não aceita qualquer responsabilidade ou obrigação pelas contribuições pessoais dos seus colaboradores.

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Propriedade Intelectual

  • Não é permitida a violação dos direitos de qualquer pessoa ou empresas protegidas por direitos autorais, segredo comercial, patente ou outro direito de propriedade intelectual ou leis e regulamentos similares.
  • São de propriedade da Inbrands todas as invenções ou melhorias decorrentes das atividades associadas ao contrato de trabalho que vierem a ocorrer durante a vigência deste contrato e mesmo que após seu término, por prazo indeterminado.
  • As invenções ou melhorias, mesmo que não decorrentes das atividades associadas ao contrato de trabalho do colaborador, que tenham sido desenvolvidas utilizando recursos, dados, meios, materiais, instalações ou equipamentos da Inbrands, são de propriedade exclusiva desta.
  • O colaborador é responsável pela preservação da propriedade intelectual da Companhia, bem como pela observância e respeito à propriedade intelectual de terceiros, nos termos da legislação vigente, cabendo à responsabilização dos infratores ou ação regressiva contra os mesmos se houver condenação da Companhia por dolo ou culpa, por ação ou omissão, do colaborador.
  • Os inventos, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de softwares, sistemas ou outras melhorias feitas pelo colaborador, no exercício de suas atribuições, mesmo que fora do horário de trabalho e fora das dependências da Inbrands, desde que relacionados com as atividades da empresa, devem ser comunicados à respectiva gerência.
  • Devem ser adotadas, pelas respectivas gerências, todas as medidas possíveis e legais para proteger a propriedade intelectual, por meio de registro nos órgãos competentes.

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Relacionamento no Trabalho

  • O relacionamento no trabalho deve ser orientado pela confiança, honestidade, integridade, imparcialidade e respeito mútuo.
  • A busca de conciliação entre interesses da Inbrands e do colaborador deve ocorrer, prioritariamente, por meio do diálogo, na relação direta do gerente com o colaborador.
  • Não será tolerado qualquer tipo de assédio, de natureza sexual e moral, o que inclui qualquer conduta verbal ou física de humilhação, coação ou ameaça a colaboradores próprios ou terceirizados, administradores, estagiários, menores aprendizes e trainees.
  • A Inbrands valoriza a manutenção de um ambiente de trabalho saudável, que favoreça ao desempenho individual e a satisfação dos colaboradores.
  • O colaborador, se valendo da sua condição profissional, não deve praticar ou compactuar com atos que beneficiem a si próprio, outro colaborador ou a terceiro com o qual tenha parentesco até segundo grau ou relação íntima.
  • Não é permitido ao colaborador exercer prática de comercialização de produtos, serviços, valores e/ou facilidades não relacionados à atividade da Empresa, em suas dependências, com outro colaborador, fornecedor ou visitante.

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Relacionamento com os Clientes

  • O compromisso com a satisfação dos clientes deve refletir-se no respeito aos seus direitos e na busca por soluções que atendam as suas necessidades, em consonância com os objetivos estratégicos da Inbrands.
  • O colaborador deve atender aos clientes com presteza, cortesia e eficiência, oferecendo informações precisas e transparentes.
  • Não é permitido o tratamento preferencial a qualquer cliente por critérios pessoais, que não estejam em acordo com os objetivos da Inbrands.
  • Caso ocorra alguma reclamação, solicitação ou sugestão por parte do cliente, esta deve ser encaminhada à área competente para análise e resposta consistente e no prazo adequado.

Deverão ser consideradas como premissas básicas no relacionamento com os clientes:

  • não apagar, copiar ou repassar quaisquer dados confidenciais de clientes que venha a ter acesso;
  • ouvir com atenção as dúvidas dos clientes e saná-las de acordo com os procedimentos adotados pela Companhia;
  • tratar o cliente com empatia e entusiasmo;
  • transmitir segurança e credibilidade aos Clientes;
  • não utilizar termos informais, diminutivos ou palavras ofensivas;
  • não finalizar o contato com o cliente sem que as dúvidas sejam esclarecidas.

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Relacionamento com a Imprensa

  • O relacionamento da Inbrands com a imprensa baseia-se na confiança e no respeito mútuo. Com a divulgação de informações junto aos meios de comunicação, a Inbrands busca dar visibilidade às ações relacionadas às suas atividades, visando fortalecer a sua imagem institucional e empresarial.
  • Não é permitido a pessoas não autorizadas pela Diretoria realizarem contatos com a imprensa em nome da Inbrands.
  • Sempre que o colaborador for contatado pela imprensa deve direcionar o contato para a Diretoria.
  • O colaborador convidado a proferir discursos, palestras, ou publicar artigos que contenham tópicos relacionados a Inbrands deverá submeter previamente o seu texto à Diretoria.
  • O colaborador não deve se pronunciar sobre informações estratégicas e de caráter sigiloso da Inbrands, exceto com autorização formal do diretor da área.

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Relacionamento com Fornecedores

  • A contratação de fornecedores deve sempre se basear em critérios técnicos, profissionais, éticos e nas necessidades da Inbrands, devendo ser conduzida por meio de processos pré-definidos, como a cotação de preços de fornecedores concorrentes, que garantam a escolha da melhor relação custo-benefício.
  • A Inbrands não tolerará a infração das normas e procedimentos, técnicos e éticos, por parte de seus compradores.
  • A compra de materiais ou contratação de serviços não poderá envolver colaborador que tenha parentesco até segundo grau ou relação íntima com acionistas, diretores, ou empregados do fornecedor.

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Relacionamento com Concorrentes

  • A competitividade dos produtos comercializados pela Inbrands deve ser exercida com base na concorrência leal.
  • Não devem ser feitos comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos sobre eles, devendo o concorrente ser tratado com o respeito com que a Inbrands espera ser tratada.
  • É expressamente proibido fornecer informações estratégicas, confidenciais ou, sob qualquer forma, prejudiciais aos negócios da Inbrands a quaisquer terceiros, incluindo, mas não se limitando, aos concorrentes, mesmo após o encerramento da relação do colaborador com a Inbrands.

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Relacionamento com Órgãos Governamentais

  • O colaborador deve cumprir todas as leis, regulamentos, normas administrativas e determinações dos órgãos governamentais, autarquias ou tribunais, regras e procedimentos em matéria de anticorrupção, em observância às disposições da Lei n.º 12.846/13 ("Normas Éticas").
  • A Inbrands obedece todas as leis que regulam as suas atividades. Na verdade, faz parte da política da Companhia ir além da letra da lei e acolher também o seu espírito. Portanto, a consulta ao Departamento Jurídico da Companhia deve ser um hábito, sempre que houver dúvidas envolvendo a legislação ou com relação a qualquer pratica da Companhia.
  • A corrupção é inaceitável na Companhia. Este comportamento não se adéqua à Cultura Corporativa, não beneficia as comunidades e representa um custo para a Companhia. O suborno é uma forma de corrupção e é ilegal.
  • A Inbrands é contra qualquer forma de corrupção e proíbe o pagamento de suborno, propinas ou benefícios a qualquer pessoa, órgão público ou privado.
  • Órgão público também inclui partidos políticos e candidatos a um cargo político.
  • O colaborador deve observar os mais elevados padrões de honestidade e integridade em todos os contatos com administradores e funcionários do setor público, cuidando para que a sua conduta não pareça imprópria e abstendo-se de manifestar opinião sobre atos ou atitudes de funcionários públicos ou de fazer comentários de natureza política.
  • Nenhuma forma de pagamento ou qualquer outro benefício pode ser oferecido a uma autoridade ou servidor da administração pública direta ou indireta, seja esta federal, estadual ou municipal, em troca de vantagens.
  • Ao defender os interesses da Inbrands perante órgãos públicos, o colaborador deve agir com firmeza e confiança, no estrito cumprimento das normas e procedimentos da Companhia.
  • No trato com órgãos governamentais, o colaborador deve ter como premissa a observação dos mais elevados princípios éticos e o respeito às leis e normas vigentes.
  • Nas transações com órgãos governamentais, o colaborador deverá observar sempre o cuidado de conhecer previamente as questões legais específicas, buscando orientação da Área Jurídica sempre que necessário.

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Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

  • Cada colaborador é responsável pela sua integridade física, pela sua própria segurança e dos demais colaboradores no seu local de trabalho.
  • As leis e normas referentes à segurança de instalações e do trabalho devem ser rigorosamente observadas. As decisões tomadas na Inbrands devem levar em consideração os riscos à segurança e ao meio ambiente.
  • Nos casos para os quais não estejam previstas normas e procedimentos internos, as decisões devem ser tomadas em conjunto com o superior imediato.
  • A prevenção dos riscos de trabalho é uma condição intrínseca do trabalho e cada colaborador deve assumir a sua responsabilidade pelas atividades que desenvolve.
  • A Inbrands orienta e exige dos seus colaboradores, seja próprio ou terceiro, o cumprimento de suas Políticas de Saúde e Segurança.
  • Nenhuma situação de emergência/urgência justifica o não cumprimento das normas de segurança, colocando em risco as pessoas ou o patrimônio da Inbrands.
  • Quando necessário, a Inbrands fornece equipamentos de proteção individual e coletiva adequados ao risco para seus colaboradores, de acordo com as tarefas a serem realizadas..
  • A não utilização dos equipamentos de proteção e a não observância das normas de segurança do trabalho são consideradas como falta grave e o colaborador infrator, estará sujeito às penalidades previstas em lei.

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Sigilo Profissional

  • Nenhum colaborador deve utilizar, em benefício próprio, da família ou de terceiros, quaisquer informações relativas a Inbrands, obtidas por si mesmo ou por terceiros, ainda que tenham passado, sem permissão, para o domínio público mesmo após o encerramento de seu relacionamento com a Inbrands.
  • Nenhum colaborador pode divulgar segredos da Inbrands ou informações restritas ou confidenciais a outros colaboradores ou a terceiros, exceto quando devidamente autorizado pela Diretoria.
  • Deve-se tomar as precauções necessárias durante discussões públicas ou em conversas informais, a fim de que não haja a divulgação inadvertida de informações restritas à Companhia.
  • Os colaboradores devem se comprometer a somente compartilhar informações confidenciais com outros colaboradores que necessitem ter acesso a tais informações em decorrência do desempenho de suas atividades profissionais.
  • No encerramento do vínculo empregatício, toda informação reservada e confidencial contida em documentos e meios de arquivo (pen drive, computadores, etc.) deve ser mantida na Inbrands. Os documentos, mesmo na forma de fotocópias, que estiverem em posse do colaborador devem ser devolvidos ao seu superior imediato, ficando proibido o uso para quaisquer fins, exceto, eventualmente, se houver aprovação expressa da Diretoria.
  • A reprodução, retenção ou supressão indevida de papéis ou documentos confiados à guarda do colaborador acarretarão a aplicação de medidas disciplinares e/ou judiciais ao mesmo.
  • Documentos, arquivos eletrônicos, softwares e outros meios contendo informações restritas ou confidenciais da Inbrands devem ser utilizados e descartados com cuidado, de modo a evitar a sua divulgação inadvertida.
  • Nenhuma informação de caráter pessoal, em relação a qualquer colaborador, pode ser passada a terceiros. Somente as áreas de Gente e Jurídica podem prestar informações pessoais a órgãos públicos, nos termos da lei ou de determinação judicial.
  • Todo documento da Inbrands tem caráter confidencial sendo expressamente proibida a veiculação, bem como o fornecimento a terceiros, sem a devida autorização da Diretoria.
  • O colaborador deve ter cuidado e responsabilidade no manuseio e guarda de documentos, tais como, notas fiscais, folha de pagamento, relatórios, ficando terminantemente proibido repassar esses documentos, mesmo em fotocópias, a terceiros.
  • É de responsabilidade do colaborador o cuidado no recebimento de correspondências e documentos com prazos a serem cumpridos, fazendo o devido repasse e, se for o caso dando conhecimento sobre o teor ao gerente imediato.
  • Em caso do colaborador ter a necessidade de retirada de documentação eletrônica da Inbrands, o mesmo deverá ter a autorização do gerente imediato especificando o devido fim.

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Utilização de Recursos e Preservação do Patrimônio

  • Os ativos da Inbrands, tais como equipamentos, sistemas, telefonia, instalações, suprimentos, materiais de escritório em geral, somente podem ser utilizados para a realização das atividades ligadas aos negócios da própria Inbrands e de acordo com as normas internas.
  • &É proibido o uso do sistema de internet, intranet e/ou correio eletrônico da Inbrands para o envio ou recepção de mensagens discriminatórias ou de assédio, correntes, material obsceno ou de mau gosto, solicitações comerciais que, de qualquer outra forma, infrinja o presente Código de Ética e Conduta. Todas as mensagens enviadas ou recebidas por esses meios são de propriedade da Inbrands, cabendo à mesma o direito de verificação e utilização. Para este fim, a Inbrands poderá, inclusive, usar tal material como prova legítima e divulgar o seu conteúdo em caso de litígio ou investigação legal.
  • É vedado a todos os colaboradores ceder, informar e/ou passar a outros colaboradores ou terceiros, a sua senha de acesso aos sistemas informatizados.
  • Não é permitido causar ou assentir violações da segurança ou interrupção da comunicação em rede, evitar a identificação do usuário ou a segurança de qualquer computador, rede de computadores, aplicativo ou outra tecnologia e/ou revelar a sua senha a outros permitindo que a utilizem.
  • Não é permitido utilizar software não autorizado na rede de dados da Inbrands.
  • Os colaboradores devem, em suas ações dentro e fora da Inbrands, proteger o patrimônio físico e intelectual da Empresa, que inclui a sua marca e demais bens intangíveis, bens móveis e imóveis, tecnologia, estratégias de negócios e de comercialização, informações, pesquisas e dados.
  • O patrimônio da Inbrands não pode ser utilizado para obtenção de vantagens pessoais e nem utilizado por terceiros, para quaisquer fins, salvo se devidamente autorizados pela Diretoria.
  • Não é permitido modificar as características originais dos bens da Inbrands, bem como, colar adesivos ou objetos em computadores, mesas, dentre outros.
  • O colaborador é responsável por preservar e proteger a propriedade e os bens que lhe são confiados, devendo estar em alerta para quaisquer situações ou incidentes que possam resultar em perdas, má utilização ou furto do patrimônio da Inbrands.
  • Compras, vendas, baixas ou alienações devem ser realizadas de acordo com as normas internas. O colaborador não deve desfazer-se de bens da Inbrands sem aprovação prévia da Diretoria.
  • Veículos, notebooks, aparelhos celulares e/ou outros equipamentos devem ser utilizados para o trabalho, de modo adequado e seguro.
  • A retirada de bens patrimoniais da Inbrands das suas dependências ou uso de seus serviços devem ser feitos sempre mediante autorização prévia do gerente responsável.
  • Casos suspeitos de desvio, fraude, roubo ou outra forma de desvio de conduta devem ser comunicados de: (a) imediato ao gerente, que por sua vez comunicará às áreas Jurídica e de Gente e Gestão ou (b) diretamente às áreas Jurídica e de Gente e Gestão, especialmente nos casos em que tais suspeitam recaiam diretamente sobre o seu gerente, para que sejam tomadas as providências cabíveis.
  • O manuseio de qualquer instrumento, ferramenta ou aparelho deve ser feito com pleno conhecimento do seu uso operacional e legal, a fim de evitar qualquer dano pessoal e/ou a Inbrands. O colaborador poderá ser responsabilizado pelo mau uso de equipamentos e/ ou outros bens patrimoniais da Inbrands.

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Utilização de Dinheiro ou Recursos da Inbrands

  • Não é permitido utilizar ou negociar com os recursos financeiros da Inbrands em benefício próprio ou de terceiros.
  • Os colaboradores responsáveis devem garantir que as operações comerciais e financeiras sejam idôneas.
  • A prestação de contas referente a despesas autorizadas (ex.: adiantamento de viagem, fundo rotativo, caixa menor, etc.), ocasionadas a serviço da Inbrands, deve ser precisa e comprovada dentro das regras e prazos estabelecidos.

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Roupas, Imagens e Comportamento

  • O colaborador deve apresentar-se ao trabalho adequadamente trajado, fazendo uso de roupas compatíveis com o ambiente, e nos casos exigidos utilizar uniforme. O colaborador deverá, sempre que possível, usar e promover as marcas do portfólio da Inbrands, sendo desaconselhável o uso de roupas que contenham imagens ou textos que promovam marcas não pertencentes ao portfólio Inbrands.
  • É proibido consumir ou portar bebidas alcoólicas, consumir drogas ilícitas ou estar sob o efeito destas durante o expediente.
  • Não é permitida a utilização por parte dos colaboradores no local de trabalho de camisetas, bonés, bottons, outros objetos similares, alusivos a partidos políticos, agremiações, clubes e outros.

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Discriminação

  • É proibida qualquer atitude preconceituosa ou discriminação em função de: raça, cor, nacionalidade, religião, sexo, idade, estado civil, orientação sexual, diferenças étnicas, necessidades especiais ou posição social.
  • Tratamos nossos colaboradores com respeito, independentemente do cargo, hierarquia na Empresa ou tempo de serviço.

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Cumprimento do Código de Ética e Penalidades

  • É de responsabilidade de todos os colaboradores o conhecimento do conteúdo deste Código de Ética e Conduta. Dessa forma, qualquer violação a qualquer das disposições do mesmo poderá resultar em sanções, que poderão incluir inclusive o desligamento do colaborador e, ainda, a propositura de ações judiciais.
  • A violação por prestadores de serviços e fornecedores quanto ao disposto no presente poderá resultar em sanções disciplinares, suspensão ou rescisão contratual e, ainda, a propositura de ações judiciais.
  • Todos os colaboradores têm o dever de reportar imediatamente, conforme o caso, ao seu superior direto, ao Comitê de Ética ou à Diretoria qualquer violação quanto ao disposto no presente, sendo certo que a omissão do colaborador poderá implicar nas mesmas penalidades e sanções mencionadas no parágrafo anterior.
  • Toda e qualquer informação quanto ao descumprimento do disposto neste Código de Ética será tratada de forma confidencial, não sendo permitida qualquer retaliação, de qualquer natureza.
  • Qualquer exceção ou isenção quanto à aplicabilidade de qualquer disposição do presente, somente poderá ocorrer mediante aprovação expressa do Comitê de Ética ou da Diretoria da Inbrands.

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Disposições Finais

  • Este Código de Ética e Conduta representa princípios básicos que norteiam as relações éticas dentro da Inbrands, devendo ser respeitado por todos os colaboradores Inbrands.
  • A Inbrands não admitirá que as pessoas, ao zelarem pelo cumprimento deste Código, sofram qualquer tipo de retaliação, reprovação ou discriminação.
  • Este Manual será revisado periodicamente, visando mantê-lo atualizado com as políticas da Inbrands. Sugestões serão sempre bem-vindas.

Para fazer download do Código de Ética, clique aqui.

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